quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lata de alumínio X Garrafa de PET



Qual dos dois recipientes tão largamente utilizados no nosso dia a dia é mais amigo do meio ambiente? Segue uma lista de informações publicada pelo “Planeta Sustentável” para ficarmos por dentro do assunto. Afinal, a informação é uma ferramenta essencial para fazermos as escolhas certas.

MATERIAL:

- O alumínio é feito de bauxita, um mineral que não é renovável. Mas há bastante dele no nosso planeta.

- O PET (politereftalato de etileno) é feito de restos de petróleo que seriam descartados na Natureza.

DECOMPOSIÇÃO:

- Alguns ambientalistas defendem que o alumínio se decompõe, enquanto outros pesquisadores acreditam que leve até 500 anos para isso.

- A decomposição do PET é bastante lenta, mas mais rápida que a latinha. O plástico das garrafas demora mais de 100 anos para se degradar.

RECICLAGEM:

- O Brasil recicla 96% das latinhas. Com isso, é possível evitar a extração de bauxita, economizar energia elétrica e evitar a emissão de quantidades de gás carbônico na atmosfera.

- Aqui, 53% delas são reaproveitadas. A reutilização do PET poupa poluição do ar, já que o petróleo, quando queimado para fabricar plástico, libera muito gás carbônico no ar.

DERIVADOS:

- O alumínio é transformado, basicamente, em novas latas, mas também pode ser usado em esquadrias, panelas, fôrmas e outros produtos de alumínio.

- Da garrafa PET, é possível fazer uma infinidade de coisas, como vassouras, cordas, escovas, tapetes e até roupas.

REUTILIZAÇÃO:

- Com um pouco de habilidade, dá para fazer canecas, cinzeiros e muitos objetos artesanais com as latinhas usadas.

- As PETs viram desde porta-retratos e bijuterias até pufes e sofás. Há balsas e canoas (que flutuam!) feitas de garrafas.

Qual o seu eleito? Pesquisas revelam que apesar de não ser 100% ecologicamente correta, a garrafa PET é a melhor opção.

As fotos que ilustram esse post pertencem a Chris Jordan, fotógrafo americano que em seu trabalho “Running the Numbers”(2007) fez arte com o lixo reciclado descartado pelos americanos e levantou números muito interessantes: 160.000 latinhas de alumínio são descartadas nos EUA a cada 30 segundos e 2.000.000 de garrafas PET a cada 5 minutos. Números assustadores?

Para fechar, a melhor opção é o homem ser amigo do meio ambiente e se responsabilizar pela matéria que descarta diariamente no planeta.

Fontes: Planeta Sustentável, www.chrisjordan.com

Nenhum comentário: