quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ecologia Sonora



Onde você está agora? Perceba o ambiente em que você se encontra através do sentido da audição. Como é a paisagem sonora? Quantos sons você consegue distinguir? O ar condicionado ligado faz barulho? O ventilador? TV? Existem pessoas a sua volta? Elas conversam? O movimento do corpo na cadeira produz som? É possível ouvir os carros na rua? Chove? Venta? Estamos acostumados a perceber o mundo a nossa volta principalmente através dos olhos, e geralmente podemos escolher para onde olhar. Já com os ouvidos não há escolha, eles estão abertos 24 horas por dia. Se pararmos para perceber, mesmo estando num refúgio pacífico da natureza, é bem provável que haja som. O silêncio total não existe. A começar pelo barulho da nossa respiração.


A questão é: o que é bom e o que é ruim para os ouvidos? Depende do gosto pessoal de cada um, claro. Mas é comum, vivendo nos aglomerados centros urbanos, captarmos múltiplos ruídos e sons que gostaríamos de evitar. Foi pensando sobre esse assunto que um grupo de pesquisadores do Canadá, liderados por um sujeito chamado Murray Schafer no final dos anos 60, desenvolveu o conceito de paisagens sonoras e ecologia sonora. "Ecologia sonora" se refere a ciência que estuda os efeitos do ambiente acústico e das paisagens sonoras, com as conseqüências físicas e comportamentais nos seres vivos. Segundo Shafer, o primeiro passo para ser um ouvinte "ecologicamente correto" é "aprender a ouvir a paisagem sonora, aguçar os sentidos da audição para a percepção de sons que na maioria das vezes passam despercebidos”. A poluição sonora das grandes cidades com ruídos em alto volume se torna uma grande inimiga da percepção auditiva por saturar os ouvidos.


O grupo de pesquisas de Schafer ganhou fama mundial e sua ciência sonora é estudada e praticada tanto nas artes e ciências sociais quanto em planejamento urbano, que, utilizando os conceitos, busca reinventar ambientes através do som para tornar a vida mais agradável. Como em toda forma de ecologia, a Beagle acredita que é possível mudar o mundo começando por você. Como está o ambiente em que você vive? Seus ouvidos se sentem agredidos? O que você pode fazer para mudar isso?

Nenhum comentário: