quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Escalada - A arte de subir pelas paredes


Chegou mais uma quinta dedicada aos esportes radicais. Começamos pelos mares e lagoas com o Kitesurf e passamos para as corredeiras dos rios com o Rafting. Agora em terra firme vamos saber um pouco mais sobre Escaladas.

A escala utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta, que deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos. A natureza oferece lindas paisagens naturais. Para fazer esse tipo de escalada você precisará da ajuda de profissionais experientes, que tenham um bom conhecimento do local a ser explorado.

É muito comum a prática de escaladas dentro de academias, em paredes. O esporte surgiu assim, numa parede, em um rigoroso inverno. Foi nos anos 70 que um ucraniano teve a idéia de durante a fase mais fria do ano pendurar pedras em sua parede para que pudesse treinar. A idéia foi tão boa que logo todos os outros escaladores locais copiaram a idéia. Surgia aí a escalada esportiva.

Os equipamentos básicos para a prática da escalada são: cordas, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para passar nas mãos. A segurança do esporte é um dos quesitos mais importantes, que atrai um grande número de praticantes. E as cordas têm exatamente essa função, já que sem elas os tombos são inevitáveis.
É considerada uma atividade completa, requer uma preparação física e técnica do praticante, sendo uma ótima maneira de manter o preparo físico e cuidar da saúde. Mas não é um esporte puramente físico, muito pelo contrário. A escalada exige dos praticantes um raciocínio rápido e muita inteligência na hora de escolher o melhor caminho.

A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores fazem da Escalada um esporte apaixonante. Excelente opção para esquecer o estresse do dia a dia e fazer o corpo trabalhar em harmonia com a mente.

Quem diria que subir pelas paredes pode ser uma expressão positiva!

Nenhum comentário: