quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Unindo a natureza com adrenalina

Uma grande oportunidade para entrar em contato com a natureza e fazer exercícios físicos.

O arvorismo surgiu da necessidade de biólogos e pesquisadores em deslocarem-se pelas copas das árvores a fim de intensificarem suas pesquisas.
Já nos anos 90, com a introdução de técnicas e equipamentos verticais, o arvorismo tornou-se motivo de esporte e aventura oferecendo muita adrenalina e diversão para as pessoas.

O Brasil é o maior país a apresentar inúmeros recursos naturais e Áreas como APAs (Área de proteção ambiental), ARPPN (Área de reserva particular do patrimônio natural) Parques, entre outros, que apresentam potenciais para o desenvolvimento e implantação da atividade de aventura.

Dinâmicas empresarias, esporte ou até mesmo lazer, hoje o arvorismo encaixa-se perfeitamente para todos os tipos de necessidades e preferências.

Existem três modalidades de arvorismo:

Arvorismo Técnico – é o estilo utilizado normalmente por pesquisadores, com o objetivo de transpor as copas das árvores. Os pesquisadores normalmente têm seus próprios equipamentos.

O Arvorismo Acrobático
– foi criado a partir arvorismo técnico, com o objetivo da diversão, do desafio. Com esse objetivo, é aumentado o grau de dificuldade dos obstáculos durante o percurso. São necessários equilíbrio, coordenação e ousadia.

Arvorismo Contemplativo – diferente das outras modalidades, no arvorismo contemplativo não há a necessidade dos equipamentos de segurança. O percurso é preparado com proteções laterais, plataformas mais amplas, e passarelas firmes entre as árvores, diminuindo muito a dificuldade e os desafios.

Uma dica de arvorismo aqui na região é o Fazzenda Park Hotel em Gaspar.

Já no norte da ilha de Florianópolis na praia do Santinho acontece o maior circuito de arvorismo do sul do Brasil.

Fonte: www.ecoventure.com.br

Nenhum comentário: