quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Perto das Nuvens


Voar sempre habitou os sonhos humanos. Dos mais famosos mitos, como o de Ícaro que vestiu asas, posteriormente derretidas pelo sol, às histórias recentes, como a do norueguês que pulou de pára-quedas da Torre Eiffel, em 2005. Assim como no mito, ele também não foi bem-sucedido, já que o aparato enroscou em uma das colunas do monumento e o esportista acabou se chocando contra a plataforma do primeiro andar.

A vontade de se construir uma máquina de voar, já existia há muito tempo. Leonardo da Vinci fez esboços de aviões já no século XV. Mas o pioneiro na arte de desbravar os ares foi Santos Dumont, brasileiro que no início do século XX, vôou com uma máquina mais pesada que o ar, capaz de gerar potência e sustenção necessárias – o 14-Bis.

Na Semana das Asas, a Beagle lembra um pouquinho daqueles que se aventuram e fizeram suas próprias trilhas pelos ares do planeta.

Ficam aí duas dicas:
A primeira é conferir os aviões de papel (que nem parecem de papel), clicando aqui.
A segunda é visitar, nem que seja virtualmente, o Museu Asas de um Sonho, que possui um acervo de antigas aeronaves usadas no espaço aéreo brasileiro e internacional.

Um comentário:

Andrey Góes disse...

Para aqueles que gostam de se aventurar nas alturas, aqui em Floripa possuímos diversos pontos de salto de parapente e asa delta. Morro da Lagoa, Morro da Praia Mole, Morro da Praia Brava, entre outros. O custo varia de R$80,00 à R$120,00..

Vale a pena!