quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Legal é ir sobre duas rodas.

Está com preguiça de dar uma volta de bike? Então veja o exemplo das cidades onde pedalar faz parte do dia-a-dia.

Amsterdã, na Holanda, é considerada a capital mundial das bicicletas. Não à toa: quase 40% dos deslocamentos na cidade são feitos com a tal da bike, nos 400km de ciclovia que existem.
É em Amsterdã que você encontra também as bicicletas mais diferentes e customizadas do mundo. Além dos mais variados modelitos para a pedalada: de terno e gravata a vestido. De salto alto ou falando ao celular.

A Cidade Luz também tem seu charme, graças à bicicleta. Em Paris, há estações de bicicletas públicas a cada 300 metros. Segundo os dados do governo, são alugados por ano 20 mil bicicletas. O passe único custa um pouco mais de 1 euro. O anual sai por 29 euros e dá pra usar a bike por meia hora em cada percurso, todo dia. O sistema faz sucesso, mas é preciso conhecer as ruas pra não se perder pelos “raios do sol”.

Na Colômbia, nossos hermanos estão correndo atrás. Em Bogotá, foram feitos nos últimos anos 300Km de ciclovias, o que fez aumentar o uso das bikes de 1,5 para 6,5% dos deslocamentos diários. Mas não bastou só isso. O governo integrou o transporte urbano com as amigas bicicletas. Foram criados estacionamentos nos terminais rodoviários, facilitando percursos mistos, entre ônibus e magrelas.

Ok, se a sua cidade não é plana, fica mesmo mais difícil fazer percursos longos. Mas os curtos são bem-vindos. Tente. Faz bem pra você, faz bem pro trânsito, bem pro ar. Hum, com tantos benefícios vale a pena tentar.

Um comentário:

Andrey Góes disse...

Até o final do ano Florianópolis vai ter mais de 41 quilômetros de ciclovias. Deste total, 23 quilômetros foram executados na atual administração. O restante, 15 quilômetros, pelo governo estadual e três pela administração municipal anterior. Com as implantações de novas rotas cicloviárias nos balneários e no Centro da Capital, o hábito do ilhéu está mudando, nitidamente: ele passou a andar mais de bicicleta.

A arquiteta do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Vera Lúcia Gonçalves, lembrou que a ciclofaixa da rua Frei Caneca, em fase de construção, já era usada por alguns ciclistas. "Outro dia avistei um casal de bike namorando na ciclovia da Beira-mar, isto é um sinal que o transporte alternativo tá pegando", observou.

No mês passado Vera esteve em Stuttgart, na Alemanha, representando Florianópolis no encontro da Rede Mundial de Cidades pela Mobilidade e trouxe uma boa notícia: Florianópolis foi escolhida para sediar e coordenar, em 2009, o Grupo Temático de Transportes não motorizados. "O prefeito de Stuttgart, Wolfgang Schuster, terá presença garantida neste evento, onde vamos debater o transporte alternativo".

Ela disse que a intenção da prefeitura é desenvolver até o final do ano dez rotas cicloviárias na cidade. "O Plano Diretor Participativo é um instrumento fundamental a ser utilizado para assegurar a implantação destas rotas inteligentes, com a inclusão das obras no orçamento municipal". Quando as rotas cicloviárias ficarem prontas, Florianópolis vai implantar o modelo parisiense de aluguel de bicicletas, o Vélib.

"Nossa intenção é colocar 10 estações em praças e em outros locais da cidade. As bikes ficam encaixadas nos pára ciclos. Para alugá-las, basta o interessado passar um cartão que elas ficam livres, como nos modelos europeus". Vera comentou que o IPUF está estudando proposta de uma empresa francesa para instalar os Vélibs em Florianópolis."

Aqui em Floripa sou da diretoria do Movimento Pró-Coqueiros, associação do meu bairro e estamos na luta para que em breve possamos pedalar por toda ilha através das ciclovias interligadas.

Bom restinho de semana..

E boas vendas!!!

www.andreygoes.blogspot.com