quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lixo Extraordinário (Waste Land) - o filme da vez


Após faturar prêmios em Berlim e Sundance, o filme “Lixo extraordinário” terá sua primeira exibição nacional na quarta (21) no festival de cinema de Paulínea em SP. Dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley, o documentário relata a trajetória do lixo dispensado no aterro do Jardim Gramacho, na periferia do Rio, até ser transformado em arte pelo badalado Vik Muniz – artista plástico paulistano, radicado em Nova York.

Vik Muniz é conhecido mundialmente por fazer obras de arte com materiais inusitados, como chocolate usado para fazer o desenho na capa do cd Tribalistas, e lixo eletrônico entre outros a exemplo da vinheta de abertura da novela Passione na rede Globo.




Produzido pela O2 de Fernando Meirelles, “Lixo extraordinário” tem como ponto alto as cenas que revelam a relação dos catadores de lixo com a arte. “Você se depara com uma realidade que na teoria seria de miséria e acaba descobrindo pessoas admiráveis. Isso para mim foi o que mais comoveu o público estrangeiro”, opina Jardim. “Estou curioso para ver a reação dos brasileiros agora”. Confira aqui um trailler do filme documentário. Veja como a arte pode transformar a vida das pessoas.



Nenhum comentário: