quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Série Esportes Radicais: SANDBOARD

Sand: areia, board: prancha. Deslizar por dunas de areia realizando manobras radicais a bordo de uma prancha. O sandboard mistura as manobras do surfe, do skate e do snowboard, proporcionando muita adrenalina aos praticantes. Para um país tropical em que neve é raridade, ótima idéia!

Aliás, o sandboard é originalmente brasileiro, melhor, originalmente Catarina. Foi inventado em 1986, em Florianóppolis, quando alguns surfistas procuravam alguma coisa pra fazer enquanto as ondas não estavam boas para surfar.
No início, os praticantes usavam pedaços de pranchas quebradas, de madeira e até de papelão para descer pelas dunas. Hoje em dia, as pranchas do sandboard se parecem bastante com a prancha de snowboard, e já existem algumas feitas com fibra de carbono, o material mais avançado do mercado.

Atualmente, o esporte é praticado em diversos países do mundo: Argentina, Uruguai, Estados unidos, África, Austrália, entre outros.

O sandboard pode ser praticado em qualquer lugar que tenha uma duna. Os picos mais conhecidos no Brasil são Santa Catarina e o Ceará. Para quem está passando o verão aqui por Santa Catarina, em Floripa, nas dunas da Joaquina tem até pranchas para alugar.


O sandboard pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade. A única exigência do esporte é ter coragem de se aventurar. Outro requisito básico é não ter medo de cair, já que os tombos fazem parte da rotina.

O importante antes de se arriscar é tirar as dúvidas com alguém que já praticou ou ainda pratica o sandboard. Depois disso é só ir até a duna mais próxima e aproveitar.
E mais importante ainda, preservar as dunas, não deixe lixo espalhado pelo local, sem dunas não existe o sandboard.

Fonte: http://oradical.uol.com.br/

Nenhum comentário: