
O Parque Torres Del Paine é uma Reserva da Biosfera. Você sabe o que significa isso? Ele é uma área da superfície do planeta protegida contra a exploração de seus recursos naturais. O homem pode visitar e interagir com a natureza local, mas existe todo um sistema de proteção e regras para o funcionamento do turismo e visitação da área e para a preservação da vida nativa.

De onde surgiu essa ação?
Na Conferência da UNESCO sobre Conservação e Uso Racional dos Recursos da Biosfera, ocorrida em 1968, foi introduzida, pela primeira vez, a idéia de formar uma rede mundial para proteger áreas expressivas da biosfera. O principal resultado dessa reunião foi a implantação do Programa Homem e a Biosfera - MaB, que prevê a criação de reservas da biosfera, que são porções representativas de ecossistemas, terrestres ou costeiros, reconhecidas pelo programa internacional. Uma Reserva tem três funções principais: proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentado e conhecimento científico.
O programa conta com 529 sítios distribuídos por 105 países (contagem até 2007).
O Brasil possui seis reservas em seu território: Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Amazônia Central. As duas últimas foram inscritas na Rede Mundial de Reservas em setembro de 2001, na reunião do Bureau do Conselho Consultivo do MAB.
Preservar a vida é preciso. Que tal começarmos a enxergar a nossa casa, nosso bairro, nossa cidade, os lugares que visitamos nas férias como reservas da biosfera?
Nenhum comentário:
Postar um comentário